CULTURA: FIQUE EM CASA COM "CINEMA, ASPIRINA E URUBUS"

Atualizado: 28 de fev. de 2021

Se for perder duas horas da sua vida assistindo um filme, perca com algo que valha a pena ser visto.


 

Se você é daqueles que já planejou o role para esse fim de semana e, com isso, irá colocar você e quem você ama e toda sociedade em risco, repense. Fique em casa com uma indicação especial do Redator. A dica também serve àqueles que nunca têm mesmo o que fazer em uma sexta-feira à noite e preferem ficar em casa com séries e filmes (que pode uma companhia melhor que muita gente por aí).


O filme de hoje é um clássico do cinema nacional, Cinema, Aspirinas e Urubus,

que tem tudo isso que o nome diz e um pouco mais. Integra a lista dos 100 maiores filmes brasileiros de todos os tempos, na 75º posição. E para quem diz que filme nacional é ruim não entendem porcaria nenhuma de cinema, pois a produção cinematográfica brasileira não se resume ao O Alto da Compadecida.


Cinema, Aspirinas e Urubus é o longa-metragem de estreia do diretor brasileiro Marcelo Gomes. O filme participou da seleção oficial da Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes 2005.


A história se passa no sertão nordestino de 1942 e conta a trajetória de Johann (Peter Ketnath), um alemão que para fugir da Segunda Guerra Mundial, veio trabalhar como vendedor de aspirinas (sim, é a mesma aspirina que você compra na farmácia) nas cidades do interior do Nordeste. Dirigindo seu caminhão, ele conhece Ranulpho (João Miguel), um nordestino que está tentando chegar ao Rio de Janeiro e à procura de trabalho. Um encontro que vai mudar a vida de dois homens.


O Johann viaja pelos povoados do Nordeste do Brasil vendendo Aspirinas, tendo com estratégia de vendas a exibição de filmes promocionais para pessoas nos vilarejos. Num certo momento os planos e sonhos dos dois camaradas de estrada terão um novo rumo.


Com certeza é um enredo e tanto para te segurar no sofá pelo menos por enquanto, até que a pandemia passe e a vida volte ao “normal”. E para dizerem que não tem por onde assistir, o filme integra o catálogo da Netflix e pode ser facilmente encontrado em sites piratas de exibição de filmes.


 

24 visualizações