top of page

ARTISTA PLÁSTICA BRASILANDENSE CONCORRE AO PRÊMIO PIPA 2022

Eugênia França nasceu em Patos de Minas, atualmente vive em Contagem, divide seu tempo entre a arte e a assistência social, passou vários anos de sua vida em Brasilândia de Minas, onde vive a família e amigos.

Eugênia França é artista plástica e assistente social. Nasceu em Patos de Minas, mas viveu alguns anos em Brasilândia de Minas, onde ainda vive parte da família, "minha família ainda mora aí (Brasilândia) e eu tenho fortes vínculos (com a cidade), além de um carinho muito especial, pois tenho lá grandes amigos e praticamente toda a minha formação escolar, do ensino fundamental ao médio, se deu na Escola Estadual Dr. José Pacheco Pimenta", diz a artista.


Hoje Eugênia vive em Contagem, onde trabalha como artista plástica, ademais trabalha em Belo Horizonte, como assistente social em meio período na área da saúde. Devido à relevância de seu trabalho, enquanto Artista Plástica, teve a felicidade de ser indicada ao Prêmio PIPA 2022: um importante Prêmio brasileiro de arte contemporânea.


Eugênia investiga as contradições e as ambiguidades humanas, sobretudo intolerâncias e violências relacionadas à desigualdade de forças e de gênero. Transita entre a sua produção artística e os afazeres de trabalhadora social, o que afeta, sobremaneira, a sua percepção de mundo. Funde o que vê, ouve, entende e sente diante da dor alheia e da sua própria dor. Vai costurando e corporificando plasticamente seus sentimentos e percepções para não se habituar a eles. Utiliza-se das incertezas e imprevisibilidades dos materiais e dos suportes para construir seu trabalho plástico – o que lhe permite incorporar acasos e incidentes que potencializam sua produção.



Na última semana houve a votação da primeira fase do Prêmio, que teve a participação de 57 artistas indicados de todo o Brasil. 13 obtiveram mais de 500 votos e foram para a segunda fase, inclusive Eugênia, que obteve 541, sendo boa parte deles dos amigos e familiares de Brasilândia de Minas, aos quais a artista agradece.


Nessa última fase, que começa na próxima segunda-feira (15), vencerá o artista mais votado. Essa votação é aberta à população do Brasil e do mundo e acontecerá das 00h do dia 15/08 às 23h59 do dia 21/08 no site do Prêmio PIPA.


"Eu gostaria de contar com a colaboração de vocês para divulgar sobre o Prêmio, sobre a votação e a relevância do meu trabalho para a sociedade. A votação é de grande importância para o reconhecimento e para a socialização do meu trabalho, e para que esse Prêmio venha para a nossa região", conta Eugênia.


Segue os links para que vocês possam acessar, conhecer o trabalho da artista:


Minha página no site PIPA em Português

https://www.premiopipa.com/eugenia-franca/


Minha página no site PIPA em Inglês

https://www.pipaprize.com/eugenia-franca/


Meu site

https://eugeniafrancaart.com/


Vídeo feito para o Prêmio PIPA

https://m.youtube.com/watch?v=OkUYUL_Z3Qo


Entrevista à Rede Minas

https://m.youtube.com/watch?v=o97MFexpIs4


Vídeo para o BDMG Cultural

https://m.youtube.com/watch?v=ZHy7XykQfb0


Instagram

https://www.instagram.com/eugeniafrancaart/


Página do Prêmio PIPA com os artistas classificados

https://www.premiopipa.com/2022/08/confira-os-13-artistas-que-estao-classificados-para-o-segundo-turno-do-pipa-online-2022/


Sobre o Prêmio PIPA

https://www.premiopipa.com/

50 visualizações
bottom of page