top of page

O CASO DA FOTOGRAFIA: É OU NÃO É BRASILÂNDIA DE MINAS?

O FORO decidiu acabar com a dúvida que perdura nas acalouradas discursões das redes (anti)sociais, sobre a suposta imagem de Brasilândia de Minas e de quebra contar a origem da situação.



 

No sábado (20/03), um seguidor publicou no grupo (Facebook) Eleições 2020 Brasilândia de Minas, um print com a imagem de atualização de capa do perfil Oficial da Prefeitura Municipal, com o seguinte questionamento:




Me ajuda aqui... Passei pelo portal da prefeitura de nossa querida cidade e fiquei com essa dúvida... Essa foto é de Brasilândia de minas [Minas]? Eu sou filho dessa terra e estou estranhando essa foto.... Acho q ela é de Brasilândia [,] em Mato Grosso do Sul... Ou estou enganado? - questionou o internalta.

Print de seguidor no grupo (Facebook) Eleições 2020

Não. O seguidor não está enganado. Realmente a fotografia é de uma Brasilândia, mas não de Minas, esta está situada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Três Lagoas). A 1.016, km da "nossa querida cidade" como se refere o seguidor, 13 horas aproximadamente para chegar até lá de carro.


Um outro seguidor afirmou a veracidade da fotografia, "que é realmente nossa Brasilândia", e vamos chamar esse seguidor, de seguidor 2, que disse exatamente o seguinte:


Essa vista parcial aí realmente é da nossa querida Brasílandia de Minas Minas gerais MG - disse o seguidor 2 na primeira afirmação.
Quem discordarem [discordar] realmente não conhece sua própria cidade hoje ou quando era antes de sua Emancipação política - afirmou novamente.

Importantem esclarecer que essa imagem, não poderia ser Brasilândia de Minas nem antes e nem depois da Emancipação Política [1995], como já dissemos acima. E que essa confusão é absolutamente comum, como ira-se explicar adiante.

Quem dúvida [.] eu. [Eu] Tenho a original [,] foi feita essa vista parcial por um fotógrafo de Paracatu do jornal o noroeste [,] que tinha na época [.] eu emprestei essa foto pra ele na época J.B na Área - disse por fim o seguidor 2.

Esse último fato não podê ter ocorrido, pode até ter ocorrido, mas é impossível que a fotografia seja essa. Ou que tenha-se o original dela, já que fora tirada a quilômetros de distância.


O primeiro ponto que destoa na imagem é a praça, que não existe em Brasilândia de Minas, que tem como praças principais: praça Cyro Góes, praça da igreja Santo Antônio e praça da igreja Nossa Sra. de Lourdes. Nenhuma se assemelha a da fotografia.


O segundo ponto são as ruas transversais, que ligam-se a praça, sendo uma delas avenida. Que não são nem de perto, em Brasilândia de Minas, a avenida Nossa Sra. Aparecida e a rua Oliveira Dornelas, reformada há pouco tempo.


Mas vejam que estamos falando aqui de uma análise minuciosa. Imaginem para quem procura no Google, quem procura por uma (rara) imagem aérea de Brasilândia de Minas, e ainda mais difícil, uma imagem aérea com o mínimo de resolução.


O próprio FORO cometeu esse erro em um publicação em 7 de agosto de 2020, em que também foi questionada a localização da imagem por um seguidor que comentou:

Excelente texto! Maaaas, poderia, por gentileza, colocar uma imagem da nossa cidade?! Essa imagem nunca foi de Brasilândia de Minas. Ps: caso precise, tenho algumas excelentes! Abs [abraço] - disse na publicação.

Agora o leitor deve está se perguntando o que gerou toda essa confusão, que levou até a própria Prefeitura, que já retirou a foto de capa de Facebook do perfil, a cometer o mesmo erro.


A explicação é que o site cidadesdomeubrasil.com.br, um portal que ajuda pessoas a encontrarem informações sobre múnicipios brasileiros, se confundiu na hora de adicionar a imagem do nosso Município e desse erro, com essa é uma das primeiras imagem que aparem na busca do Google ao procurar por Brasilândia de Minas, se sucederam os demais e disso uma confusão que chega a ser polêmica.


Um ou outro erro ainda ocorrerá, certamente. O artigo teve como objetivo apenas acabar com a dúvida e esclarecer a situação: a imagem não é de Brasilândia de Minas, sim de Brasilândia-MS, um "S" por um "G", que faz toda diferença.


Após o ocorrido a Prefeitura Municipal disse em nota:


Esclarecimento Vimos a publicação a respeito da foto da cidade, só que por sermos páginas não conseguimos comentar lá, pedimos por gentileza que estenda o esclarecimento a todos. Prezamos muito por transparência e não queremos deixar nenhuma dúvida sem resposta. A foto foi colocada em um dia, e removida no mesmo dia, em instantes. Só que mesmo que você retire da capa, ainda fica aparecendo no feed das pessoas. Colocamos a foto, e em instantes vimos que não se tratava daqui e retiramos. Estávamos procurando imagens da cidade para ser colocada previamente, até que nossa identidade visual ficasse pronta e até que tivessemos a oportunidade de tirar fotos atuais da cidade. Agradecemos muito seu feedback, e de todos brasilandenses. Muito obrigado, e qualquer sugestão, reclamação e dúvidas estamos sempre a disposição.

 

Notas:

¹aqui o alerta a escassez de registro fotográficos de Brasilândia de Minas.


²o FORO entrou em contato com o seguidor 2, para confirmação da versão comentada, mas não obteve resposta até a data de publicação.


Fontes:



327 visualizações
bottom of page