MATRAGA EM BUSCA DO SONHO

Atualizado: 22 de fev. de 2021

Boi que nasce pra puxa carroça, num sabe fazer ôtra coisa a num ser puxar carroça pru resto da vida.


 

Desde quando comecei a escrever pro Forô, tento me acostumar cum essa vida de pensar com a cachola. E num é de ver que ainda sinto falta daquela vida de cão, de acordar cedo e levantar tijolo o resto do dia.


Na obra é simples, lá eu sei o que tem pra fazer e o mo-de-fazer. Não precisa quebra cabeça, só concreto. E tem as prosa dos pião, cumpade Silvio, que é preguiçoso, mas faz boa companhia nu dia que não mata serviço.


Agora esse trem de escrever num é pra mim. Sou bicho burro. Nasci para ser boi e andar de cabeça baixa. Boi não pensa, só trabáia, trabáia pros homi à troco de pasto, mato seco e ralo. Será pussive que um dia vô consegui escrever qualquer coisa, pensa igual homi estudado.


Ketellyn, diz que já tô mudado, que já falo de maneira diferente, dou mais opinião nas coisa. Mas tô longe ainda, longe de dizer algo de útil pra esse povo brasilandense.


O pai de papai levantou tijolo, meu pai, meus punhado de irmão, meu fi já faz bico de servente; desde que criou tipo de gente. E agora eu, logo eu vou tomar rumo. O pior da linhagem, Matraga, o cachaceiro, o bebi-e-num-paga.


Dionísia disse que tô só querendo me amostrar, que essa fase passa, que já disse que ia mudar um mundo véi de vez e é só voltar pra debaixo do teto que volto a fazer besteira. Nu fundo, nu fundo, a Dió tá certa de desconfiar, num cupo ela. Mas dessa vez vou tomar rumo.


O miminú diz que se o povo gostar posso ficar, que já tô tomando jeito para coisa. Vou virar jornalista, papai se num tivesse ido cum Deus, nem ia de acreditar.


 

Notas.

Nota¹: texto escrito em brasilandês (sem tradução).

Nota²: aos que questionam o espaço dado a Matraga, por motivo de ser um semianalfabeto. Vocês estão certos, mas não ligamos para essas opiniões contra o nosso colunista.

Nota³: Matraga é uma personagem ficcional.

.

.

#brasilandiademinas #forodebrasilanida #jornalismo #jornalismoindependente #guimaraesrosa

41 visualizações